31 August 2007

Após uma breve conversa com os CLÃ, dos esclarecimentos de que precisávamos e após o pedido de desculpas pessoal por parte dos THE MYSYERY ARTIST à banda, aqui fica o mesmo pedido, agora de uma forma mais formal, não só aos CLÃ como a todo o staff técnico dos mesmos neste espaço.
O resto da história virá com mais tempo e mais detalhes, porque agora temos um concerto pra dar...

mARK

30 August 2007

Próxima paragem:
Trás-os-Montes e Alto Douro


A poucas horas de encetarmos a viagem que nos levará ao nordeste transmontano, aqui fica publicidade do costume, que essa sim, é da inteira responsabilidade dos autores deste espaço.

Queria também deixar aqui, uma agradecimento especial em meu nome e em nome da banda, ao ¢åρįťāǾ Řøмằŋ¢ë pela promoção feita ao evento no Fórum do Blitz.
Valeu!

mARK

22 August 2007

Concerto The Mystery Artist – 31 Agosto em Carrazeda de Ansiães
Ou um clã à parte...

Integrado na XII Edição da Feira da Maçã, Vinho e Azeite, que decorre anualmente na vila transmontana de Carrazeda de Ansiães nos finais do mês de Agosto, o próximo concerto há muito que estava marcado na nossa agenda.
Trata-se de uma feira que visa sobretudo, potenciar o consumo e a comercialização dos produtos da terra, com especial destaque para o azeite, para a maçã e para o vinho, ou não estivéssemos nós a falar de uma das zonas demarcadas do Douro Vinhateiro, património da Humanidade.
Há quem diga que Carrazeda de Ansiães tem as maçãs "mais doces" e o melhor vinho de mesa que o Douro produz.
Entre algumas das curiosidades oferecidas pelo certame todos os anos, é o facto de ser possível assistir ao vivo e a cores, ao acto de pisar o vinho, por exemplo. Tarefa essa, ainda muito em voga por estes lados, e que para além de ser uma das formas de reunião e de convívio entre os populares, é também uma das fases mais importantes na arte de bem-fazer o vinho, e que, não obstante o passar dos anos, continua a marcar presença, essencialmente junto dos pequenos agricultores do Douro Vinhateiro.
Por isso, penso que existem motivos mais do que suficientes para que se visite esta zona e esta feira em particular. Naturalmente que a nossa actuação, será apenas mais um!
Quanto a esta deslocação da banda, é óbvio, que desta vez, quem está a jogar em casa sou eu. Por isso, desde cedo que os contornos deste concerto haviam ficado bem definidos com a organização deste certame, no caso, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães.
Como é natural neste tipo de eventos, fui informado de que no dia da nossa actuação, estaria também presente uma banda com outro peso no panorama musical nacional e que seria a cabeça-de-cartaz da noite. Os escolhidos para este ano seriam os portuenses CLÃ.
Óptimo, pensei.
Sempre gostei dos CLÃ, e a última vez que os vi ao vivo, creio que foi numa das Queimas das Fitas do Porto, já lá vão uns anitos.
Portanto, seria uma excelente oportunidade de pôr a escrita em dia, com uma das bandas nacionais que melhor faz o denominado Pop-Rock cantado em português e que se tem mantido fiel aos seus princípios, de fazer música simples, mas com enorme qualidade, principalmente, no que diz respeito ao nível da construção escrita dos seus temas.
Para além disso, fui ainda informado, de que à semelhança do que havia sucedido no mês de Julho, nas comemorações da Festa da Juventude (na qual nós havíamos participado em 2006), em que os Bandit´s (uma das bandas de Carrazeda) tiveram a oportunidade de abrir a noite para os Quinta do Bill, também nós iríamos ter o privilégio tocar no palco dos CLÃ. Nem queria acreditar. Era a cereja no topo do bolo!
Tocar num palco grande com o som feito por profissionais, e usufruir de todas as regalias que isso significa, como sejam, um sistema de luzes digno por exemplo, é o desejo e a ambição de qualquer banda que se preze.
Mas confesso, que o que me agradou sobremaneira, foi sobretudo a ideia, de termos a possibilidade de trabalhar com profissionais na verdadeira acepção do termo.
Não quero com isto dizer, que pelos sítios onde já tocámos, não houvesse profissionalismo (porque o houve!), e que não fizessem tudo o que estivesse ao alcance para termos as melhores condições possíveis.
Mas a verdade, é que uma coisa é tocar em bares, ou salas de concerto, que por vezes, por muito boa vontade e profissionalismo que exista, nem sempre oferecem condições de acústica ou de espaço condizentes, e por isso torna-se impossível fazer e exigir muito mais, e outra totalmente diferente, é tocar num palco de uma banda profissional que tem o seu próprio staff para o som, para as luzes etc.
Com todas as condições reunidas para proporcionar um excelente concerto, seria uma óptima oportunidade de demonstrar o que de facto valemos em cima de um palco. Para além disso, não é todos os dias que se tem a oportunidade e o privilégio de partilhar o palco com uma banda do calibre dos CLÃ.
Sem dúvida que seria uma experiência com a qual muito iríamos aprender, e sobretudo, seria mais um passo firme no nosso próprio crescimento, enquanto banda de garagem, ainda à procura do seu espaço num mercado cada vez mais difícil e feroz, como é o mercado musical.
Por isso, quando fui informado de todos os pormenores que iam rodear o nosso concerto, congratulei a organização pelo feito e disponibilizei-me a prestar toda a informação referente aos The Mystery Artist, para que nada fosse descurado.
E a verdade, é que umas semanas depois, lá estava eu a falar com os responsáveis técnicos dos CLÃ, dando-lhes toda a informação requisitada, nomeadamente Back-line e até um dos nossos discos, para que pudessem ter uma ideia aproximada do som que nós fazemos, e lhes fosse mais simples trabalhar connosco quando chegasse o tão ansiado dia.
Tudo parecia bem encaminhado, e ficou combinado que umas semanas antes, entrariam em contacto comigo, caso fosse necessário mais alguma coisa.
Sucede porém, que na passada semana fui informado pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, responsável pela organização do evento, que os CLÃ lhes haviam enviado um e-mail pedindo a exclusividade do palco para o dia 31 de Agosto, dando assim o dito pelo não dito.
Motivo apresentado: nenhum.
Apenas exigem a exclusividade do palco.
Por outras palavras, os CLÃ já não estavam interessados em ter mais nenhuma banda em palco que não fossem os próprios, pelo que teríamos de arranjar outro pouso se quiséssemos tocar nesse dia.
Face a este volte face por parte dos CLÃ, a solução arranjada para nós pela organização, foi colocar-nos noutro palco ao lado, que para além de ser mais pequeno, com outras condições de som, luzes etc., (ou seja, inferiores…) vai ser partilhado com uma banda de baile, que essa sim, pelos vistos, vai abrir as hostilidades naquela noite. É óbvio que essa banda me merece todo o respeito, mas convenhamos, não tem nada a ver com o tipo de som que nós tocamos....nem com o som dos CLÃ…
No fundo, nada tem haver com o som que se vai fazer ouvir no recinto durante aquela noite.
Para além disso, fui também informado de que agora só iremos começar a tocar por volta das 00.30 horas, e após o concerto dos CLÃ, que o mesmo será dizer, quando todo o povo já estiver em debandada geral.
Face a estas notícias, a euforia inicial que me havia invadido aquando da negociação deste concerto, depressa deu lugar à agonia.
Respeito a opção dos CLÃ e a solução para nós encontrada por parte da organização, mas não me posso coibir e colocar algumas questões:

1) Se os CLÃ não estavam interessados em partilhar o seu palco, porque é que só agora, a pouco mais de duas semanas do evento, comunicaram tal facto à organização?
2) Porque é que os CLÃ me andaram a fazer perder tempo com reuniões se o objectivo era exigir exclusividade de palco?
3) Qual o problema para uma banda como os CLÃ, com uma carreira musical sólida e com créditos firmados no panorama musical nacional, em partilhar o palco com uma banda de garagem como a nossa? Excesso de vedetismo? Apenas um laivo de vedetismo? Ou receio de perda de protagonismo???
4) Porque é que, pela segunda vez em Carrazeda de Ansiães, vamos partilhar o palco com uma banda de baile, sabendo à priori que os CLÃ, sendo a banda cabeça-de-cartaz da noite, nada têm a ver com esse estilo musical e nós muito menos?
5) Porque é que, pela segunda vez em Carrazeda de Ansiães, vamos tocar após a banda cabeça-de-cartaz? (O ano passado foi após os The Gift...)
6) Após o concerto dos CLÃ, qual é o tipo de público que vai ficar para ver o nosso concerto?
7) Não seria preferível, ainda que num palco ao lado do dos CLÃ, sermos nós a abrir a noite?
8) Será que o facto de ainda sermos uma banda de garagem, não nos dá a legitimidade de merecer ou de exigir outro tipo de trato?

Posto isto, o que vos posso dizer, é que embora tenham descido alguns pontos na minha consideração, vou continuar a ouvir os CLÃ, porque para mim, a música, pouco ou nada tem a ver com clichés de vedetismo a que muitos artistas ou pseudo-artistas, gostam de se agarrar a partir do momento em que entram no meio musical.
Desta vez, os CLÃ ficaram mal na fotografia, mas espero que ao menos, compensem a sua atitude, com um grande concerto, pois como admirador da sua música lá estarei para ver.
Da nossa parte, só tenho de agradecer à organização (principalmente à Ana, thanks!) o convite e a oportunidade de voltar a tocar em casa.
É sempre um prazer.
Nada posso apontar à Câmara Municipal que desde o início nos tem apoiado. No entanto, não posso deixar de fazer um pequeno reparo quanto à formulação dos cartazes, pois continuo a defender, que face à temática musical da noite, deveríamos ser nós a abrir as hostilidades e não uma banda de baile.
Repito, em situações como estas, em que há uma “banda grande” que é cabeça-de-cartaz, não faz sentido sermos nós a fechar a noite.
Quanto aos The Mystery Artist, banda subitamente “desapossada” do palco principal, quando transmiti este volte face aos restantes elementos da banda, é óbvio que o sentimento geral foi de desilusão.
As expectativas criadas tinham subido a um nível bastante elevado. Eu próprio, face ao que inicialmente me haviam “vendido”, e sabendo de que iríamos ter condições únicas ao nosso dispor, havia sido o responsável por incutir junto da banda, de que este seria “O CONCERTO”. Tinha de ser!
Já havia povo que estava disposto a vir do Porto, para assistir ao grande evento, e que agora, face ao horário da nossa actuação, dificilmente se deslocará para ver apenas os CLÃ, pois a hora é proibitiva para assistir aos dois concertos e regressar a horas decentes à Invicta.
O sentimento que reina actualmente entre nós, é de desalento pelo defraudar de expectativas, mas como é óbvio, nada disto vai impedir que a gente se entregue de corpo e alma e que faça tudo para que seja um bom concerto. Nada disto vai servir de desculpa para nada. Pois mesmo nas circunstâncias que se nos deparam, se olharmos para trás, reparamos que já tocámos em condições bem piores.
No fundo, o que temos de fazer, é encarar apenas este episódio de forma natural, aprendendo e crescendo com ele, pois servirá de exemplo para o futuro.
Agora, nestas, como noutras coisas que sucedem ao longo da nossa vida, só há uma coisa de que eu não prescindo: Respeito!
E na minha óptica, os CLÃ não nos respeitaram.
Será que era pedir muito?
mARK

Aqui fica a definitiva confirmação do sucedido.
Apesar do nosso nome aparecer em letras pequeninas (e com um "i" em vez do "y" que deveria levar em "Mystery"), valha-nos ao menos o consolo de termos ficado por cima do clã Carreira (que actua no dia seguinte...).

17 August 2007

Um Improviso Perfeito! (Ou quase...)

Se não foi o melhor concerto The Mystery Artist, andou lá muito perto!
Foi esta sensação com que todos ficamos, depois do concerto de há uma semana, no Improviso Bar em Espinho.
Não fossem alguns problemas técnicos (que insistem em me perseguir e que tentaram ensombrar a nossa prestação), e teria sido memorável.
A preparação que envolveu este concerto resumiu-se a alguns (poucos) ensaios, o último dos quais, a ter lugar apenas umas horas antes de nos deslocarmos para o local do evento, pelo que, não havia nada de especial preparado para o efeito. Em resumo, a coisa foi mais ou menos assim:
10 de Agosto, Espinho, alguns minutos após a 18.00 horas.
Chegados ao Bar, depressa se percebeu que o espaço estava mesmo vocacionado para receber bandas, sendo o Metal o género dominante.
As paredes estavam forradas por cartazes de bandas e outros adereços essencialmente ligados ao Metal. O som que passava na altura, aliado ao tom negro da indumentária das pessoas que nos receberam, também não enganava. Estávamos mesmo numa casa da denominada: "música de peso".
Numa das paredes, lá estava o nosso cartaz, com o nome já a suscitar a curiosidade do costume entre alguns dos presentes, como que a denunciar que naquela noite a coisa iria ser diferente.
Apesar da vista previligiada sobre a praia e o mar, dentro do bar, fazia-se sentir um calor infernal. Era hora de montar o "circo" e fazer o som, com um dos elementos presentes no Bar a dar uma ajudinha.
E é também aqui que começam a surgir os primeiros problemas de som pró meu lado, pois dizem directamente respeito ao meu amplificador, que de um momento para o outro, começa a fazer ruído e a falhar...
O som estava feito, mas pra mim já estava o caldo entornado.
Restava esperar que a cena não se repetisse no concerto.
Depois do jantar, que foi bastante animado, com o Sá no centro das atenções a deitar-se sucessivamente ao ar (ou porque o Peter nunca mais vinha, ou porque já não havia aquilo que o chefe lhe havia prometido, ou ainda, porque, se apercebeu que o prego no prato que havia pedido em alternativa, tinha escondido debaixo do ovo estrelado, uma fevera e não um bife, como é habitual...) era chegada a hora de rumar ao Bar.
Chegados ao local, deparámo-nos com uma casa já bem composta, com o M. a dominar, no que ao número de convidados presentes, diz respeito.
O Line Up da noite também indiciava que a sala ia aquecer depressa e ditava o seguinte:
1-Prologue
2-Funny Little Town
3-The End Part 2
4-Mr. Person
5-A Forest (Cover The Cure)
6-The Terminal
7-One (Cover U2)
8-Looking For a Singer!
9-A Few Days Ago
10-Bitter End (Cover Placebo)
11-Unquietness
E se o povo não debandasse, ainda havia o seguinte encore:
12-The Glass Shoe
13-Black (Cover Pearl Jam - Estreia em concerto!)
14-Why Won't You Talk To Me
15-Noir
16-Hollywood
Foi só aguardar mais uns minutos e a casa ficou completa.
Ora, isso era sinal de que estava na hora de dar início às hostilidades.
Início de concerto com muita pujança, como já se suspeitava. Nos primeiros 5 temas quase nem tivemos tempo de respirar.
Como desde o início, o público demonstrou estar connosco, não podíamos deixar os créditos por mãos alheias. Dar tudo o que tínhamos pra dar, era o mínimo exigível!
Tudo estava bem, até que, o M. decide dedicar o tema "A Few Days Ago" á sua irmã, que estava presente na sala e assistia ao primeiro concerto do irmão. Por coincidência, era também a hora de eu ficar sem som. Literalmente. O que pensava ser o renascimento dos problemas com o meu amplificador, resumiu-se dessa vez, ao facto de alguém ter pisado a minha pedaleira e ter cortado o meu som. Presumo que tivesse sido a empregada, que já várias vezes antes, nas suas frequentes viagens para as mesas, havia tentado levar tudo atrás dela ao tropeçar nos cabos...
A verdade, é que tal precalço, obrigou-nos mesmo a fazer uma pausa, interrompendo-se assim o concerto e provocando por consequência, uma antecipação do encore que estava previsto, dividindo assim o concerto em duas partes.
Descoberto o problema e retomadas as forças, era chegada a hora de o M. cumprir com o prometido. No entanto, talvez devido ao facto da quebra do concerto ter provocado uma quebra de concentração, a verdade, é que esse tema acabou por ser um dos mais mal conseguidos da noite, com cada um de nós a acabar para seu lado, com especial destaque para quem? Para o artista do baixo pois claro está!
No entanto, o retomar do concerto fica também marcado pelo facto, de agora sim, o meu amplificador começar a falhar à força toda. Valeu o facto do povo não se aperceber muito da guerra que eu estava a travar com a máquina, que foi mais vísivel na "Black" (que curiosamente foi estreada em concerto e foi uma das mais aplaudidas da noite!) e que levou a que não tocássemos o tema seguinte, "Why W'ont You Talk To Me", pelo simples facto da minha parte nesse tema, ser composta por pequenos solos ao longo de toda a música, e que corriam o risco de não se ouvirem, ou ouvirem-se distorcidos, caso arriscásemos tocar o tema com o meu amplificador naquele estado...
Passou-se directamente para "Noir" e para terminar em grande, estava reservada a "Hollywood" com muita distorção, muito suor e uma dedicatória pessoal da minha parte ao "manager Dave" que me havia perguntado antes do concerto se íamos tocar esse tema.
Como parece que já não podíamos fazer mais barulho, pois os agentes da P.S.P. já tinham estado à porta do Bar dando indicações nesse sentido, a coisa acabou mesmo por ali.
De qualquer das formas, penso que não defraudámos as expectativas do público que ali se deslocou para nos ver, e que esteve sempre connosco de início ao fim. Valeu meu povo!
Para além disso, foi também um excelente teste e um bom tónico para o próximo concerto de dia 31 de Agosto em Carrazeda de Ansiães.
Fica também um agradecimento especial à gerência do Improviso Bar pela oportunidade proporcionada, pelo excelente serviço prestado e pelo novo convite endereçado.
Vamos só organizar a nossa agenda e concerteza regressaremos a esse espaço com muito gosto! Thanks!

mARK

Como ainda não tenho em minha posse os registos fotográficos do evento, deixo-vos aqui uma pequena curiosidade. Trata-se das senhas de entrada que foram entregues a quem na passada sexta-feira, acedeu ao convite de ir assistir ao nosso concerto.
Quem olhar atentamente para estas senhas, reparará em dois aspectos:
1) Que o preço a cobrar sofreu uma inflacção de 50% comparativamente ao que eu havia aqui anunciado, passando de 1,00 € para 1,50 € (Acho que só nós recebemos 1,00 € por cada entrada...)
2) Parece que a banda que vai tocar dia 10 de Agosto é outra que não a nossa. A avaliar pelo nome que nos foi posto!...
Uma mistura de The Mystery Artist (o nosso único e verdadeiro nome) com Funny Little Town (o nome do nosso EP).
Eles aí estão, os Mysterious Funny Artist? O divertido e misterioso artista?!
Excelente imaginação.
Quase parece o nome de um artista de variedades ou de um mágico qualquer...
Isto sim, dois verdadeiros improvisos, cuja autoria é da inteira responsabilidade da casa que nos acolheu.

08 August 2007

Cartazes & Flyers

Concerto nosso que se preze, não dispensa os adereços que se seguem.
Cartazes e flyers personalizados, que por vezes são tirados a ferros do computador do seu criador.
Com o tradicional cunho do Peter, aqui estão eles, prontinhos para serem espalhados por aí.

mARK

Olha os belos cartazes!



E o belo flyer!

07 August 2007

Siga pra Espinho!

Como amanhã deixo Trás-os-Montes rumo à Invicta, para encetar os ensaios que nos conduzirão ao concerto de Espinho na próxima sexta-feira, e como não sei, se entretanto regressarei aos meandros da internet, aqui fica a publicidade da praxe.

Image Hosted by ImageShack.us

Para que conste, informam-se ainda todos os interessados, de que o Improviso Bar fica na Rua 8, Centro Comercial Solverde II, Loja 30, Espinho - Mesmo em frente à entrada principal do Casino.
A entrada custa 1,00 €, mas à saída podem sempre passar pelo Casino e gastar o resto dos trocos que tiverem nos bolsos nas Slot Machines ou talvez na roleta. Se quiserem vôos mais altos e se se acharem numa maré de sorte, levem o livro de cheques...
Porque nós, com ou sem improvisos, vamos estar por ali a apresentar o nosso 13º concerto.
mARK

03 August 2007

The Mystery Artist em Concerto no Improviso Bar em Espinho - Sex. 10/08 - 22.00H

A máquina não pode parar!
Para o efeito, temos já agendado para a próxima sexta-feira (10 de Agosto), mais um concerto que terá lugar em Espinho no Improviso Bar.
Como Espinho é a zona de "jurisdição" do M., a responsabilidade por este evento é totalmente dele. Assim sendo, trata-se de um espaço que desconheço, mas pela pesquisa que fiz nos meandros da internet, constatei que tem recebido várias bandas. Pelo que, presumo que seja uma sala já habituada a este tipo de eventos.
Como o M. tem andado com problemas de saúde (falta de copos, é o que é!) ainda não começamos a fase de preparação deste concerto, que deverá arrancar apenas na próxima quarta-feira.
Assim sendo, não sei se haverá novidades no Line Up a apresentar. Veremos!

mARK

Por enquanto, deixo-vos com mais um "bídeo" da FNAC e aviso todos os que pretenderem ir a Espinho, para levarem pelo menos 1 "Ouro" no bolso, para a pagarem a entrada, que o mesmo será dizer, para pagar aqui aos meninos.
São só 200 paus caraças!